Telemedicina: o que é, como funciona e quais são as principais vantagens?

Por Dr. José Aldair Morsch, 15 de outubro de 2020
O que é e como funciona a telemedicina

Atualmente, a telemedicina se tornou popular em diversos serviços de saúde.

E não é à toa, pois as soluções de medicina a distância democratizam o acesso à assistência de qualidade sem exigir deslocamentos.

Nesse cenário, locais afastados dos centros urbanos ganham o suporte de especialistas para teleconsultas, telediagnóstico e orientação sobre casos complexos.

Tudo isso dentro de um ambiente virtual seguro e intuitivo, disponível por meio do software de telemedicina em nuvem.

Explico melhor as funcionalidades e soluções de telemedicina que otimizam o trabalho, reduzem custos e aumentam os lucros nos próximos tópicos.

O que é telemedicina?

A telemedicina é a prática de utilizar tecnologias digitais para fornecer cuidados médicos a distância. Ela permite consultas e diagnósticos por meio de plataformas online, melhorando o acesso à saúde e otimizando o tempo de pacientes e profissionais.

Um portal de telemedicina usa tecnologias modernas, como computação em nuvem, que possibilitam a troca de informações e a oferta de soluções com segurança.

É nesse ambiente que são oferecidas teleconsultas, telemonitoramento, interpretação de exames online e muito mais.

Basta um computador, tablet ou mesmo smartphone com acesso à web para que pacientes recebam atendimento médico online

É também nessa plataforma que profissionais esclarecem diagnósticos complexos e gestores têm acesso a prontuários organizados de forma automática.

O que é telemedicina pelo CFM?

O Art. 1º da Resolução CFM 2.314/2022, que substituiu a Resolução CFM nº 1.643/2002 como principal norma que disciplina essa área, define a telemedicina como:

“O exercício da medicina mediado por Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs), para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde”.

A legislação mais recente também estabelece sete tipos de serviços de telemedicina:

  • Teleconsulta: consulta a distância entre médico e paciente
  • Teleconsultoria: ato de consultoria que pode envolver médicos e profissionais de saúde ou administração
  • Teleinterconsulta: consulta realizada entre médicos que tem como objetivo oferecer suporte diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico
  • Telediagnóstico: emissão de laudo ou parecer de exames, por meio de gráficos, imagens e dados enviados pela internet
  • Telecirurgia: operações feitas com o auxílio de um robô controlado remotamente pelo cirurgião
  • Televigilância ou telemonitoramento: monitoramento online do paciente por profissional de saúde
  • Teletriagem: avaliação de sintomas e condição clínica a distância, com a finalidade de encaminhar o paciente ao serviço de saúde ou especialista adequado.

As normas surgiram na esteira das inovações e reconhecimento de entidades de renome, como a Organização Mundial da Saúde.

Desde 1990, a OMS reconhece a importância dessa área médica, em especial para casos em que a distância é um fator crítico para a oferta de serviços ligados à saúde.

Tudo isso sem deixar a qualidade de lado, uma vez que a telemedicina é exercida por profissionais altamente capacitados.

Significa, por exemplo, que o responsável pela interpretação e produção de um laudo de telerradiologia, por exemplo, será sempre um médico radiologista.

Diferença entre telemedicina, telessaúde e e-Saúde

Os três conceitos oferecem soluções tecnológicas para melhorar a oferta da saúde, mas há diferenças entre eles.

A telessaúde consiste na prestação de serviços de saúde à distância, o que envolve teleducação, redes de investigação e tele epidemiologia, redes de administração e gestão em saúde.

A telemedicina faz parte desses serviços, pois usa a internet e plataformas específicas para conectar pacientes, gestores e profissionais de saúde.

Já o conceito de e-Saúde ou saúde digital é uma proposta da OMS para unificar as informações sobre pacientes por meio da tecnologia.

De acordo com o Ministério da Saúde, seu objetivo é aumentar a qualidade e ampliar o acesso à atenção à saúde. 

Qual é a importância da telemedicina?

A telemedicina melhora os processos na área da saúde, reduzindo seu tempo de operacionalização, custos e até riscos.

Por dispensar a necessidade de deslocamentos e intervenções presenciais, ela também elimina barreiras geográficas e amplia o acesso à medicina.

Para os médicos, possibilita maior troca entre especialistas de diferentes áreas e facilidade para o aperfeiçoamento profissional.

Por fim, ao promover a descentralização, qualifica os diagnósticos, torna os tratamentos mais efetivos e os avanços da área mais céleres.

Ou seja, a telemedicina fornece soluções confiáveis, baratas, mais acessíveis e práticas, além de agregar comodidade tanto para médicos quanto para pacientes.

Aproveite para ler também: O impacto da telemedicina na redução de custos e melhoria da acessibilidade em saúde.

Como funciona a telemedicina

A telemedicina funciona por meio de uma combinação de equipamentos digitais, softwares, internet e especialistas qualificados.

Na área de telediagnóstico, um profissional de saúde treinado, como um técnico de enfermagem ou radiologia, realiza um exame complementar, como eletrocardiograma ou raio-X.

Para isso, usa um aparelho que gera registros digitais em conexão com o computador para visualizar os resultados. 

Também a partir dele, é possível compartilhar as informações em uma plataforma de telemedicina.

É nesse ambiente virtual que ocorre a troca de informações e armazenamento em nuvem dos dados colhidos durante o exame, além de informações clínicas do paciente.

Veja um passo a passo no vídeo a seguir:

Em seguida, um especialista ingressa na plataforma, por meio de login e senha, e pode visualizar os dados.

Além disso, o médico pode aproximar, afastar, aumentar ou diminuir o contraste e analisar as estruturas anatômicas de vários ângulos diferentes.

Logo que interpreta os dados, ele produz um laudo médico com as suas conclusões e o assina digitalmente.

Na sequência, o documento fica disponível na plataforma de telemedicina, que pode ser acessada por funcionários da unidade de saúde que realizou o exame e até por pacientes, mediante login e senha.

Todo esse processo é realizado em minutos.

O que é plataforma de telemedicina?

Plataforma de telemedicina é um sistema de registro eletrônico em saúde que permite a transmissão, compartilhamento e armazenamento de arquivos digitais na nuvem.

É nesse software que ficam centralizados os serviços de telemedicina, sob a proteção de mecanismos de autenticação e criptografia.

Uma vez logados na plataforma, gestores, profissionais de saúde e pacientes têm acesso a uma série de informações e documentos, além de salas virtuais para a realização de encontros durante as consultas online.

E a teleconsulta, como funciona?

No atendimento por teleconsulta, médico e paciente estão distantes e utilizam a plataforma de telemedicina para mediar o ato médico.

No horário marcado, após o aceite desse formato de atendimento, o paciente entra na sala virtual e o médico usa uma ferramenta de videoconferência para vê-lo e ouvi-lo.

Durante o atendimento remoto, o médico atualiza o prontuário digital, solicita exames, faz a prescrição eletrônica e envia os documentos diretamente ao paciente, por e-mail ou SMS.

Caso o médico ou paciente não sintam segurança no formato de atendimento digital, eles podem encerrar a teleconsulta e marcar uma consulta presencial.

Quando e onde surgiu a telemedicina?

O primeiro registro significativo da telemedicina data de 1967, em uma ação promovida pelo Hospital Geral de Massachusetts.

Na época, a instituição criou uma linha de comunicação remota para prestar auxílio médico aos especialistas que realizavam atendimentos de emergência em aeroportos.

Mas foi só nas últimas duas décadas que a telemedicina realmente se popularizou.

Isso porque, a tecnologia e, principalmente, a internet passaram a se desenvolver e a influenciar a vida das pessoas.

A partir disso, foram encontradas condições para que a medicina desfrutasse de seus benefícios, de forma a gerar vantagens.

Já no Brasil, os primeiros registros da telemedicina são da década de 90, quando a tecnologia de videoconferência passou a ser adotada nas intervenções médicas.

A importância da telemedicina no interior do Brasil

A telemedicina no Brasil, principalmente no interior, ajuda a cuidar dos pacientes que sofrem com a falta de médicos.

Principalmente quando falamos de especialistas, que tendem a se concentrar nas capitais e centros urbanos, deixando outras áreas descobertas.

Graças ao teleatendimento, pessoas em qualquer parte do país têm acesso a consultas com vários tipos de médicos, desde cardiologistas até neurologistas, sem precisar sair de casa.

Outro ponto de interesse é a agilidade na entrega de exames online, que dispensam a visita de um especialista ou o envio dos registros a outras cidades para que sejam interpretados.

Usando um sistema de telemedicina online, imagens e gráficos são avaliados remotamente e liberados com rapidez, acelerando o diagnóstico e tratamento.

Aproveite para ler também: Telecardiologia em cidades pequenas: aumentando o acesso a cuidados especializados.

Uso de plataforma de telemedicina pelo SUS

Desde o início dos anos 2000, o Ministério da Saúde passou a realizar investimentos mais robustos no setor, a fim de solucionar problemas como a escassez de especialistas em algumas regiões do país.

Em 2006, o órgão criou a Comissão Permanente de Telessaúde e o Comitê Executivo de Telessaúde.

Essas iniciativas foram enriquecidas por outras ações, como a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem levado conhecimento e infraestrutura de videoconferência para hospitais universitários.

No ano seguinte, nasceu o Projeto Nacional de Telessaúde, através da Portaria do Ministério da Saúde nº 35, de janeiro de 2007 — hoje disciplinado pela Portaria MS nº 2.546/11.

Ele foi o precursor do atual Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde, criado para qualificar o atendimento oferecido pela atenção básica no SUS.

Também conhecido como Telessaúde Brasil Redes, o programa é formado por quatro serviços oferecidos a profissionais do SUS:

  • Teleconsultoria
  • Teleconsultas
  • Telediagnóstico
  • Teleducação
  • Segunda opinião formativa.

Os serviços são desenvolvidos por núcleos estaduais, intermunicipais e regionais, sob a coordenação das Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Atenção à Saúde (SAS).

Os planos de saúde têm telemedicina?

Sim, a telemedicina é coberta pelos planos de saúde.

De acordo com a Nota Técnica 6/2020 da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o atendimento a distância deve ser coberto pelos convênios, pois se trata de uma modalidade de assistência em saúde.

Ou seja, caso o plano inclua cobertura para consultas com o cardiologista, por exemplo, o paciente também tem direito a optar pela teleconsulta.

Laudo à distância na radiologia

A telemedicina faz parte desses serviços, pois usa a internet e plataformas específicas para conectar pacientes

Especialidades de uma plataforma de telemedicina

Diferentes plataformas de telemedicina podem ofertar várias especialidades médicas.

Em especial para o serviço de laudos à distância, que inclui a interpretação de gráficos de exames ou de diagnóstico por imagem em áreas como:

  • Telecardiologia
  • Telerradiologia
  • Teleneurologia
  • Teleconsulta médica
  • Telepneumologia
  • Telepsiquiatria
  • Teledermatologia
  • Telepatologia.

Confira detalhes sobre algumas especialidades a seguir.

1. Telemedicina em Cardiologia

Devido à complexidade dos exames cardiológicos, essa foi uma das primeiras especialidades a contar com a transmissão de informações via telemedicina.

Isso porque os procedimentos são fundamentais para prevenir ou identificar anormalidades como as arritmias (alterações na frequência cardíaca), que podem levar a complicações, a exemplo do infarto agudo do miocárdio (IAM).

A integração entre telemedicina e cardiologia criou a telecardiologia – ou telecardio, disciplina pensada para suprir a carência de cardiologistas em áreas remotas, atuando na análise e interpretação de exames como o eletrocardiograma.

Por meio do telemedicina cardiológica, é possível até mesmo atender urgências como a suspeita de infarto, pois os laudos são disponibilizados em tempo real.

Ou seja, os pacientes podem ser examinados fora das unidades de saúde, em ambulâncias ou outros locais, graças a aparelhos modernos como o eletrocardiógrafo portátil, que é compacto e leve.

Depois, é só compartilhar os registros do exame via sistema de telemedicina para obter o laudo de ECG a distância.

Principais exames cardiológicos laudados pela telemedicina

  • Eletrocardiograma de repouso: é a forma mais comum do exame, realizada em minutos e com o paciente deitado em uma maca
  • Teste ergométrico: também chamado de ECG de esforço, monitora os batimentos do coração enquanto o paciente se esforça, geralmente, em uma esteira
  • Holter 24 horas: procedimento que estende o tempo em que o ritmo cardíaco é registrado, através de um dispositivo chamado holter
  • Exame MAPA: MAPA é uma sigla que faz referência à monitorização ambulatorial da pressão arterial em 24 horas, realizada por meio de um aparelho automático fixado no braço do paciente
  • Tomografia cardiovascular: exame que gera, através de raios X, imagens transversais do coração e vasos sanguíneos na área cardíaca
  • Ressonância cardiovascular: procedimento de diagnóstico que gera imagens de alta resolução das estruturas anatômicas da área, através de um campo magnético.

Aproveite para ler também: O papel da telecardiologia na detecção precoce de doenças cardíacas.

2. Telemedicina em Radiologia

A telerradiologia se tornou realidade há algumas décadas, reduzindo a necessidade de filmes radiológicos e conferindo agilidade aos laudos a distância.

Essa especialidade envolve desde procedimentos de rotina, como radiografias para avaliar fraturas, até os mais complexos, como a ressonância magnética.

Afinal, ela foi criada para ampliar o acesso a laudos de exames de imagem.

Inclusive, exames mais comuns como raio-X do tórax e mamografia, podem ser realizados por um técnico em radiologia e enviados a um médico radiologista para interpretação.

O antes e o depois na radiologia com a telemedicina

Um setor de radiologia tradicional, antes da telerradiologia, funcionava dessa forma:

  • Laudos liberados em até 40 dias
  • Utilização de películas para revelação dos filmes
  • Deslocamento físico dos exames com risco de perda ou troca
  • Utilização de funcionários para digitalização dos prontuários, onerando o sistema
  • Retrabalho para o médico conferir os textos e assinar
  • Ausência de acervo digital dos exames e laudos correspondentes
  • Utilização de HD para guardar as imagens, com risco de perder tudo e a necessidade de contar com amplo espaço de armazenamento
  • Insegurança da informação e dos processos de trabalho, sem interação com o prontuário do paciente
  • Médico com sobrecarga de trabalho
  • Vínculo trabalhista
  • Não escalabilidade, que não dá conta de demanda reprimida
  • Independentemente do volume de exames, o médico recebia um valor fixo mensal
  • Nas férias do médico, o setor de radiologia ficava parado ou era preciso contratar outro profissional temporariamente.

Com a telemedicina radiológica, o setor de radiologia de um hospital agora funciona da seguinte forma:

  • Laudos emitidos em até 30 minutos, sendo em que em casos urgentes é possível liberá-los na mesma hora
  • Desbloqueio da CR para utilização de impressora em papel A3
  • Plataforma digital com armazenamento em nuvem de imagens e laudos, eliminando a necessidade de espaço de armazenamento e permitindo acesso em qualquer dispositivo conectado à internet
  • Não precisa de funcionários para digitação dos laudos
  • Integração total dos exames e laudos com outros sistemas, como o prontuário digital
  • Não há a necessidade de armazenamento localmente
  • Liberam-se todos os laudos apenas com assinatura digital
  • Acesso aos dados por funções, como médico e enfermeiro
  • Sem vínculo empregatício
  • O gestor não depende do especialista para que o serviço funcione
  • Não existe demanda reprimida, pois a emissão de laudos é escalável
  • Produção paga por exames interpretados e laudados
  • O sistema funciona 24 horas, sem problemas com férias.

 

Exames radiológicos laudados pela telemedicina

  • Radiologia geral: refere-se à obtenção de imagens internas de uma área do corpo, através de radiação ionizante
  • RX de tórax padrão OIT: é semelhante ao raio-X comum, mas realizado para identificar e acompanhar doenças ocupacionais, seguindo o padrão estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)
  • Mamografia digital: radiografia das mamas realizada através de um mamógrafo digital 
  • Densitometria óssea: serve para identificar a perda óssea (osteopenia) e a osteoporose, medindo a densidade mineral do tecido ósseo
  • Tomografia computadorizada: permite a captação de imagens transversais de uma determinada parte do corpo
  • Ressonância magnética: usa um campo magnético para colher imagens precisas de órgãos internos.

Aproveite para ler também: Telerradiologia: como a interpretação remota de exames está transformando o setor de saúde.

3. Telemedicina em Neurologia

O uso da telemedicina neurológica se apresenta como uma solução para a expedição de laudos para confirmação de acidente vascular cerebral (AVC) e outras doenças graves.

Também conhecida como teleneurologia, é uma especialidade que permite a interpretação de exames neurológicos a distância, de forma segura e ágil, incluindo:

Aproveite para ler também: Como a teleneurologia está revolucionando o diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono.

4. Teleconsulta médica

Trata-se do atendimento ao paciente em ambiente virtual, através de ferramentas de troca de mensagens, áudio e vídeo.

Esse formato beneficia quem não pode ser atendido presencialmente, devido a fatores como a distância geográfica ou mobilidade reduzida.

Todos os dados do atendimento ficam gravados na plataforma de telemedicina, tais como a conversação em voz, anotações do médico, receita digital e atestado médico enviados para o paciente.

5. Telemedicina em saúde mental

O sistema ainda permite a oferta de cuidados em saúde mental com comodidade.

Assim, o paciente não precisa sair de casa para passar em consulta com o psicólogo, ser examinado pelo psiquiatra ou mesmo receber uma receita médica online.

Telemedicina na saúde ocupacional e medicina do trabalho

Além de cobrir uma série de serviços com finalidade clínica, os laudos a distância fornecidos pela telemedicina estão disponíveis para exames complementares da medicina do trabalho.

Eles são definidos pelo médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com base na atividade profissional e condições de saúde do trabalhador, a fim de prevenir doenças ocupacionais e o agravo de patologias crônicas.

Junto ao exame clínico, os exames complementares formam a avaliação ocupacional completa, obrigatória segundo o Artigo 168 da CLT.

Ao final de cada procedimento, o médico responsável deve emitir um atestado de saúde ocupacional (ASO), confirmando que o funcionário está apto para realizar suas atividades.

Inclusive, laudo ocupacional dos exames complementares pode ser gerado a distância, com o suporte da telemedicina.

Conheça, abaixo, os principais exames complementares que podem se beneficiar dessa tecnologia:

  • Eletroencefalograma (EEG)
  • Eletrocardiograma (ECG)
  • Espirometria ocupacional
  • Raio X de tórax padrão OIT
  • Outras radiografias.

Aproveite para ler também: Entendendo a legalidade e ética dos laudos a distância.

A telemedicina é confiável?

Por mais que os benefícios da telemedicina sejam indiscutíveis, ainda há quem desconfie dos serviços, principalmente entre aqueles que não estão familiarizados com todas as possibilidades oferecidas pela tecnologia na saúde.

Normalmente, a maior preocupação é relacionada às informações dos pacientes, que passam a ser armazenadas na web.

Contudo, devido a rígidos protocolos de segurança, o sistema de telemedicina é praticamente inviolável – ao contrário dos antigos controles em papel, que eram passíveis de perdas, alterações e diversas inconformidades.

As plataformas de telemedicina também são alinhadas aos princípios médicos e apoiam a oferta de atendimento humanizado, seguro e alinhado às demandas dos pacientes.

O Conselho Federal de Medicina exige extremo rigor nos regulamentos ligados a consultas, diagnósticos, exames, imagens e dados gerados ou atualizados via telemedicina.

Além disso, a plataforma conta com recursos que otimizam a organização médica, cruzamentos de dados de saúde e tecnologias de inteligência artificial, permitindo que os especialistas tornem suas intervenções muito mais precisas.

Ao comparar informações sobre os pacientes, patologias, medicamentos, entre outros pontos semelhantes, é possível garantir mais qualidade nos tratamentos. 

Benefícios da telemedicina

São muitas as vantagens da telemedicina, tanto para médicos quanto para pacientes – principalmente os mais jovens, que têm a vida cada vez mais digital e dinâmica.

Falo sobre os principais benefícios de adotar essa modalidade abaixo.

Benefícios da telemedicina para clínicas e hospitais

Os estabelecimentos de saúde são beneficiados por:

Armazenamento na nuvem

As plataformas de telemedicina arquivam documentos em um espaço seguro na internet, mantendo-os protegidos ao mesmo tempo em que são amplamente acessíveis por usuários autorizados.

Conforme determina a legislação brasileira, esses registros ficam armazenados por um tempo mínimo de 20 anos.

Essa possibilidade de arquivamento elimina a necessidade de um local físico para tal, dispensando gastos com manutenção, impressão e revelação de filmes radiográficos.

Aumento da produtividade

A interpretação de exames é apenas uma das tarefas dos médicos especialistas, mas que pode ocupar boa parte de sua jornada de trabalho.

Portanto, ao delegar essa atividade aos especialistas da empresa de telemedicina, o médico local pode se dedicar mais à gestão e atendimento de pacientes.

Dessa forma, toda a equipe médica ganha mais tempo para esclarecer condutas e organizar a rotina junto ao especialista.

Exame interpretado somente por especialistas

O CFM aplica as mesmas regras para exames laudados localmente ou a distância.

Isso significa que procedimentos simples podem ser feitos por técnicos em enfermagem ou radiologia, mas a composição dos laudos fica restrita a um especialista qualificado na área do exame.

Ou seja, uma densitometria óssea só pode ser laudada por um radiologista com especialidade nesse procedimento.

Por isso, as melhores empresas de telemedicina mantêm um time completo de especialistas para atender aos setores em que atuam.

Parceiras experientes, como a Telemedicina Morsch, reúnem profissionais de diversas especialidades, oferecendo uma experiência completa na emissão de laudos remotamente.

Redução de custos nos laudos

A economia com o papel, filmes radiográficos e espaço físico para armazenamento já implicam em uma redução de custos considerável.

Mas a telemedicina também pode substituir o especialista na interpretação de exames simples, eliminando gastos com a folha de pagamento.

Mesmo em locais que contam com especialistas em seu quadro de funcionários, o serviço de laudos online dispensa a contratação de diversos profissionais e os cobre durante ausências — férias, folgas e afastamentos por motivos de saúde, por exemplo.

Além disso, os laudos remotos custam menos que aqueles emitidos in loco.

Ampliação das especialidades atendidas

Unidades de saúde que desejam aumentar o portfólio podem se beneficiar ainda mais da telemedicina.

Optando pelos laudos a distância, não será necessário contratar um médico especialista para elaborar os laudos. 

Basta delegar os resultados aos especialistas da empresa de telemedicina.

Dessa maneira, o custo para ampliar a estrutura e o atendimento cai, enquanto as receitas aumentam.

Agilidade na entrega do laudo para o paciente

Compor laudos exige concentração, o que pode ser difícil no dia a dia agitado de um especialista em uma clínica ou hospital.

Já os médicos da empresa de telemedicina passam o dia focados nessa tarefa, o que lhes confere maior eficiência e rapidez.

Eles também dispõem de recursos digitais, como contraste e zoom, e do conhecimento dos colegas ao redor.

Esse suporte permite grande agilidade na emissão de laudos a distância, que ficam prontos no mesmo dia do exame.

Na Morsch, entregamos os resultados em até 30 minutos, enquanto os pedidos urgentes são entregues em tempo real.

Benefícios da telemedicina para os pacientes

Pacientes também se beneficiam da telemedicina, que tem democratizado o acesso a exames e resultados de qualidade em todo o Brasil. 

Confira!

Disponibilidade de exames laudados por especialistas e medicina de ponta

A telemedicina supera as barreiras geográficas, disponibilizando serviços antes restritos às grandes cidades em todo o Brasil.

Dessa maneira, pacientes de áreas afastadas têm acesso a vários exames e laudos de qualidade, sem que precisem se deslocar até as capitais.

Essa comodidade impacta especialmente os idosos e pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, que apresentam maior dificuldade para se locomover.

Acessibilidade de exames em regiões remotas desprovidas de médicos especialistas

Infelizmente, o Brasil possui desigualdades na área médica.

Desse modo, a maioria dos especialistas está concentrada em grandes centros urbanos e suas proximidades.

E isso leva à carência de mão de obra em regiões remotas.

Porém, a telemedicina no Brasil tem transformado essa realidade, conectando médicos e profissionais de saúde locais a especialistas, com o auxílio da internet. 

Assim, a desigualdade é reduzida.

Fim de deslocamentos desnecessários

Ainda em relação à eliminação de barreiras geográficas promovida pela telemedicina, isso tem impactos sobre deslocamentos, que se tornam desnecessários.

Com os atendimentos remotos, as pessoas não precisam enfrentar o trânsito e longas distâncias apenas para retirar exames, para receber orientação médica ou tirar dúvidas simples de saúde, por exemplo.

Os exames ficam em segurança na nuvem, mantendo o histórico completo do paciente

Plataformas de telemedicina são compatíveis com sistemas de arquivamento de dados, como o prontuário eletrônico do paciente (PEP)

Por isso, as informações são integradas.

A fim de preservar o sigilo médico quanto aos registros de saúde, a plataforma é protegida por diversos protocolos de segurança, como criptografia e senhas.

Teleconsulta para tratamento e monitoramento de pacientes com condições crônicas

Com a plataforma de teleconsulta, o próprio paciente e seus familiares podem acessar o histórico de saúde sempre que necessário, consultando laudos de exames, receitas e atestados.

Assim, fica mais fácil conferir detalhes sobre o tratamento, medicações e outras recomendações médicas.

Além disso, a teleconsulta viabiliza o monitoramento de doentes crônicos remotamente, ou seja, em seu domicílio a partir de uma clínica, consultório ou hospital local, evitando gastos com deslocamentos.

Disponibilidade de segunda opinião médica

Caso tenha alguma dúvida ou deseje ouvir uma segunda opinião sobre o resultado de um exame, o paciente poderá ter esse auxílio no próprio local onde fez o procedimento.

Isso porque o médico ou técnico responsável pode solicitar esclarecimentos a especialistas em poucos cliques, de forma simples e intuitiva, acessando o portal de telemedicina.

Desvantagens da telemedicina

Naturalmente, a telemedicina tem suas limitações.

É o caso de atendimentos de urgência e emergência, que devem ser realizados presencialmente, dentro de unidades de saúde.

Afinal, nessas situações, a vítima precisa de socorro médico imediato para prevenir complicações de saúde.

Outros pontos sensíveis são:

  • Falta de controle quanto ao ambiente externo das consultas, como muito barulho na casa dos pacientes em videoconferências, sinal ruim de internet, entre outros fatores semelhantes
  • Impossibilidade de realizar certos exames físicos, como exames ginecológicos, de avaliação de reflexos, palpação de abdome, entre outros que necessitam de contato presencial
  • Falta de familiaridade de parte do público com os meios digitais.

Há ainda quem prefira ser examinado presencialmente, por questão de gosto.

Contudo, nenhum desses fatores diminui a importância da telemedicina na ampliação do acesso à saúde de qualidade, suprindo a carência de médicos e otimizando diagnósticos.

Como escolher uma plataforma de telemedicina?

Ao escolher um serviço de teleconsulta, telediagnóstico e prontuário eletrônico, opte por uma plataforma de telemedicina com HIPAA compliance.

Isso porque a Lei de Responsabilidade e Portabilidade de Seguro Saúde (HIPAA) define o padrão para proteção de dados confidenciais de pacientes.

Nesse sentido, as empresas que trabalham com informações de saúde protegidas (PHI) devem ter medidas de segurança física, de rede e de processo em vigor e segui-las para garantir a conformidade com a HIPAA.

Entidades cobertas (qualquer pessoa que forneça tratamento, pagamento e operações na área de saúde) e associados de negócios (qualquer pessoa que tenha acesso às informações do paciente e forneça suporte em tratamento, pagamento ou operações) devem cumprir a conformidade com a HIPAA.

Outras entidades, como subcontratados e quaisquer outros associados comerciais relacionados também devem estar em conformidade.

Benefícios da Telemedicina para clínicas e hospitais

A telemedicina funciona por meio de uma combinação de equipamentos digitais, softwares, internet e especialistas

Como trabalhar na telemedicina com comodato de aparelhos médicos?

Por muito tempo, clínicas e hospitais que desejavam contratar serviços de telemedicina esbarravam em um problema financeiro: o custo de aquisição de equipamentos digitais.

Para o registro de imagens de qualidade, observa-se a importância desses aparelhos no processo de compartilhamento e captura via plataforma.

Por contarem com alta tecnologia agregada, os dispositivos digitais podem custar caro, o que, por vezes, inviabiliza a oferta de determinados exames em unidades de saúde menores.

Isso muda a partir da opção de comodato de equipamentos médicos.

Esse é um regime no qual o cliente paga um valor fechado por mês, inferior ao aluguel convencional, por uma quantidade de laudos a distância, e pode utilizar aparelhos digitais sem custo adicional.

Assim, a clínica paga apenas pelos laudos e pode usar o aparelho enquanto durar a parceria.

Como contratar a Telemedicina Morsch para a emissão de laudos a distância?

Na Telemedicina Morsch, o conhecimento sobre saúde e as melhores tecnologias no mercado se unem para formar um serviço que se adapta às necessidades de cada cliente.

Por meio de uma plataforma simples e interativa, sua equipe conseguirá compartilhar exames e dados clínicos via teleconsulta e telediagnóstico, de forma segura e em conformidade com a legislação brasileira.

Com as informações armazenadas na nuvem, você terá um arquivo completo, com a possibilidade de cruzar dados e encontrar registros antigos facilmente.

Inclusive, disponibilizamos suporte online 24 horas para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas.

Além disso, você vai obter laudos a distância em 30 minutos, graças a uma estrutura composta por equipamentos de ponta e especialistas dedicados à análise de exames.

Por meio do aluguel em comodato, sua unidade de saúde garante acesso a aparelhos modernos, compactos e leves, que permitem, inclusive, a realização de exames em empresas ou na comodidade do lar do paciente.

Assim, além de aumentar as receitas, sua equipe vai levar serviços de qualidade para locais remotos ou com grande demanda por exames, reduzindo a necessidade de deslocamento e gastos na busca por especialistas.

Quem tem doenças crônicas também pode se beneficiar dos seus serviços com telemonitoramento, melhorando a qualidade de vida ao não precisar percorrer grandes distâncias à procura de centros de diagnósticos.

Sua clínica ou hospital ainda pode usar o prontuário eletrônico com teleconsulta integrada para otimizar a rotina.

Basta clicar aqui para solicitar um orçamento sem compromisso!

Como montar uma central de laudos com a telemedicina?

Como mencionei acima, a plataforma Morsch é moderna e intuitiva, permitindo a troca de informações rapidamente, com toda a segurança e comodidade.

Na área de telediagnóstico, basta que um técnico em radiologia ou enfermagem realize os exames usando equipamento digital ou analógico e compartilhe os registros em nosso sistema.

As tecnologias mais recentes permitem a sincronização com o site de telemedicina, permitindo que seus equipamentos enviem registros de exames automaticamente após a devida configuração.

Se não for possível, o próprio técnico que fez o exame pode transmitir os dados via plataforma, acessando-a mediante login e senha.

Em seguida, os especialistas logados no sistema analisam as informações e achados do exame, compartilhando suas conclusões no laudo médico.

Após ser assinado digitalmente pelo especialista, esse documento fica disponível na plataforma de telemedicina ou central de laudos.

Para as teleconsultas, o médico utiliza nosso prontuário eletrônico em nuvem para atender os pacientes de maneira remota, aproveitando ferramentas como a assinatura digital em todos os documentos.

Depoimentos de clientes da Telemedicina Morsch

A seguir, separei alguns depoimentos com opiniões de clientes sobre a parceria com a Telemedicina Morsch.

Eles comprovam, na prática, todos os benefícios listados ao longo deste artigo. Acompanhe!

Depoimento do Jeferson Martins, cliente da Telemedicina Morsch na cidade de Jataí (GO):

Depoimento da Clínica Radiológica Imagem:

A parceria entre a clínica e a Telemedicina Morsch já dura há 3 anos. Os resultados são positivos tanto no suporte, quanto na qualidade dos exames. Hoje, posso garantir um serviço em que o paciente não tenha uma longa espera pelo resultado dos exames. Além disso, eles não precisam sair da nossa cidade para outros centros médicos, mantendo, assim, uma fidelidade com a nossa clínica. Com a Telemedicina Morsch, a Clínica Radiológica Imagem teve seu reconhecimento por sua eficiência e agilidade.

Depoimento Clínica Popular Consultrata, em Erechim (RS):

“Graças à parceria com a Telemedicina Morsch, desde 2017 a Consultrata passou a oferecer exames com preços bem mais atrativos e com resultados bem mais rápidos. Tudo isso com muita qualidade. Além disso, a clínica conta com total suporte no reparo de equipamentos e treinamento de equipe relacionados à Telemedicina. O resultado dessa parceria é que a Consultrata se tornou mais competitiva no mercado, atraindo novas parcerias e, principalmente, novos clientes, que agora recebem um atendimento e um serviço de qualidade, com um preço bem mais acessível.”

Sobre a Telemedicina Morsch

Dedicada à telemedicina desde 2005, a Morsch desenvolveu uma plataforma de telemedicina completa.

Nosso ambiente digital agrega várias ferramentas para atendimento e gestão em saúde, desde a teleconsulta, até o telemonitoramento e telediagnóstico. 

Atualmente, entregamos mais de 20 mil laudos remotos todos os meses, superando a marca de mais de 1000 clientes atendidos.

Centralizar essas tarefas e serviços agiliza o atendimento, reduz custos com contratação de vários fornecedores e reduz erros para aumentar a segurança do paciente.

Clínicas médicas, consultórios e hospitais se beneficiam usando o prontuário eletrônico, realizando teleatendimento e recebendo laudos a distância, o que confere agilidade à emissão de resultados a partir do suporte de uma empresa experiente e bem estruturada.

Auxiliamos o cliente desde a aquisição de equipamentos digitais, por meio do comodato, até os resultados de exames online, segunda opinião médica e treinamento de técnicos em radiologia e enfermagem.

Tudo isso ocorre através de uma plataforma simples, que disponibiliza espaço para armazenamento na nuvem e conteúdos para capacitação de profissionais de saúde.

Conclusão

Neste artigo, falei sobre as origens, o funcionamento e a importância da telemedicina.

Também é evidente que contar com serviços de telemedicina no Brasil contribui para a redução de problemas como a carência de profissionais em locais remotos.

Esses serviços têm ampliado o acesso a teleconsultas e diagnósticos de qualidade, permitindo que especialistas produzam laudos a distância para áreas como cardiologia, pneumologia, radiologia e neurologia.

Para isso, é preciso contar com a expertise de uma empresa de telemedicina para interpretá-los.

Deixe que a Telemedicina Morsch ofereça laudos digitais para a sua clínica ou hospital, com toda a comodidade e a um preço que cabe no seu orçamento.

Leia mais artigos sobre telemedicina em nosso blog!

Dr. José Aldair Morsch
Dr. José Aldair Morsch
Cardiologista
Médico formado pela FAMED - FURG – Fundação Universidade do Rio Grande – RS em 1993 - CRM RS 20142. Medicina interna e Cardiologista pela PUCRS - RQE 11133. Pós-graduação em Ecocardiografia e Cardiologia Pediátrica pela PUCRS. Linkedin