5 soluções tecnológicas para clínicas médicas que você precisa conhecer agora mesmo

26 de janeiro de 2017 by in category Sem categoria tagged as with 0 and 0

A tecnologia da informação está cada vez mais voltada para o setor de saúde. Clínicas e consultórios médicos podem utilizar tais soluções tecnológicas de modo a trazer uma série de vantagens para o empreendimento: como redução no custo de exames, oferta de laudos à distância, aluguel de aparelhos em comodato, treinamentos online para realização de exames, utilização de realidade virtual (ou impressões em 3D) e assim por diante.

Atualmente, os moldes da medicina ‘tradicional’ vêm sendo finalmente discutidos. No último “MedTech”, um dos maiores congressos na área de medicina realizado em território norte-americano, concluiu-se que a infraestrutura da medicina atual é artesanal, restrita e arcaica. Aos poucos, alguns caminhos são apresentados para combate a esse modelo, como na medicina preventiva e na medicina do setor acadêmico. Porém, de acordo com o próprio congresso, a única medicina capaz de trazer mudanças significativas até então é a telemedicina (também conhecida como telessaúde).

Na telemedicina encontramos tecnologias capazes de revolucionar uma série de práticas, o que ainda reduz o custo dos exames e melhora a eficácia e qualidade na entrega dos laudos.

E se o seu objetivo também é economizar na clínica médica sem deixar a desejar na qualidade, a seguir você será apresentado aos principais benefícios da telemedicina (como é o caso da oferta de laudos para exames com maior precisão e agilidade, por exemplo). Está preparado (a)?

Confira então a seguir 5 soluções tecnológicas para clínicas médicas que você precisa conhecer agora mesmo.

 

  1. Oferta de novos tratamentos

Com um progresso tecnológico e científico cada vez maior, muitas são as enfermidades diagnósticas com maior rapidez. Isso leva ao desenvolvimento de medicamentos e equipamentos capazes de lidar com as mesmas nesta mesma intensidade.

Entre os artigos publicados na área de medicina em 2015, o que se destacou foi o do portal Common Health, sobre a possibilidade de um novo tratamento para o câncer: o tratamento de imunoterapia. A tendência, que foi maior em território norte-americano, chega aos poucos no Brasil: e é da responsabilidade de nossas clínicas a abordarem.

 

  1. Práticas relacionadas à mobilidade

As tendências na área de saúde estão diretamente atreladas à utilização de aparelhos que permitam mobilidade – e não estamos falando apenas dos dispositivos móveis, tais como tablets ou smartphones, mas também de outros, como é o caso dos equipamentos em comodato, por exemplo.

Atualmente, um indivíduo com diabetes já pode controlar suas condições físicas, monitorando a sua condição em tempo real por meio de aplicativos. Por outro lado, clínicas de telessaúde podem oferecer laudos à distância para avaliação de exames por médicos especialistas em tempo real.

Neste caso, o indivíduo realiza o exame em aparelhos alugados em comodato. O resultado do mesmo é enviado em tempo real para uma central de médicos especialistas e credenciados. Eles darão o laudo médico da condição em minutos.

Sendo assim, o médico e paciente saberão qual é a próxima atitude a ser tomada com muito mais rapidez: como iniciar um tratamento, retornar para uma consulta médica presencial, repetir o exame depois de um determinado período e assim por diante. A seguir, vamos conferir maiores informações sobre este assunto.

 

  1. Utilização de aplicativos móveis

Os aplicativos vêm se tornando grandes parceiros tanto no momento de facilitar a comunicação efetiva entre os médicos e sua comunidade de pacientes, como também, na própria avaliação da saúde destes.

Atualmente, aplicativos fazem parte das soluções para clínicas do tipo tecnológicas no sentido de:

  • Avaliar como vão os níveis de açúcar no sangue em pacientes diabéticos;
  • Avaliar a pressão arterial do paciente em questão de instantes;
  • Prevenção de doenças;
  • Avaliação da saúde do sistema cardiovascular.

 

  1. Utilização de softwares de gestão

Os softwares de gestão, quando aplicados em clínicas, consultórios, hospitais ou outros, auxiliam na otimização de procedimentos realizados diariamente.

Os softwares de gestão são grandes parceiros para:

  • Organização de informações do consultório, clínica médica ou hospital;
  • Levantamento de dados; big data
  • Cadastro de pacientes (o que permite ainda o cadastro de um histórico do mesmo);
  • Melhora na eficácia do atendimento;
  • Aumento na segurança dos dados;
  • Possibilidade de um atendimento mais humano e ágil para a comunidade de pacientes.

 

  1. Utilização de plataforma de telemedicina

Com a plataforma de telemedicina os custos para a realização de exames em sua clínica serão drasticamente reduzidos. Ao mesmo tempo, os laudos médicos serão oferecidos com rapidez, qualidade e precisão – sem que os investimentos com profissionais especializados e equipamentos se tornem necessários.

 

Como isso é possível?

Com o auxílio da Telemdicinamorsch, que atua nesta área há mais de 10 anos – sendo uma das pioneiras no assunto em todo o território brasileiro.

Com ela, clínicas de todos os portes e segmentos podem alugar equipamentos em comodato para a realização dos exames dos pacientes. O exame do paciente é enviado instantaneamente para a central da empresa, que se torna a responsável por repassar a um médico especializado. Assim que o exame do paciente chega às mãos do médico, ele faz a análise e envia o laudo à distância para a clínica em 30 minutos.

Atualmente, não são poucas as razões que fazem com que as clínicas tenham dificuldade para trabalharem neste segmento:

  • Dificuldade para a realização dos exames;
  • Lentidão nos resultados oriundos de médicos especialistas;
  • Altíssimos custos na realização dos exames;
  • Baixa qualidade tecnológica;
  • Prazos longos na entrega dos resultados.

 

E é exatamente com base nestas necessidades que a Telemedicinamorsch oferece ainda os serviços para a interpretação dos exames – o que se torna possível por meio da tecnologia utilizada.

Entre os benefícios no uso de uma plataforma de telemedicina  podemos destacar:

-> Equipe de especialistas a sua disposição

Clínicas de pequeno porte nem sempre contam com uma comunidade médica ampla para a análise de exames, devido aos altíssimos custos desta prática.

E para tornar a sua atividade muito mais eficiente e de confiabilidade por parte dos pacientes, nada melhor do que contar com uma equipe completa de especialistas de todas as áreas: o que inclui médicos cardiologistas, neurologistas, pneumologistas, radiologistas, entre outros.

-> Oferta de uma grande variedade de exames

Ao apostar em uma plataforma de telemedicina, a oferta de exames de sua clínica poderá se tornar muito maior, incluindo, entre outros: exames de espirometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, mamografia e demais exames nas áreas de cardiologia, neurologia, radiologia, pneumologia e assim por diante.

-> Equipamentos em comodato

E se a sua clínica não tem recursos financeiros para a compra de aparelhos próprios, a Telemedicinamorsch permite ainda o aluguel de aparelhos em comodato.

 

E aí, o que ainda está esperando para trazer tais soluções tecnológicas para a sua clínica? Solicite um orçamento e avalie se está pronto para usar desses benefícios.

 

Deixe um comentário:

 Heap | Mobile and Web Analytics