Tempo de leitura: 8 minutos
- O que é exatamente um Laudo de Eletroencefalograma á distância?
- A maioria das pequenas cidades não tem Neurologistas, o laudo a distancia resolve!
- Não temos funcionário qualificado para realizar os Eletroencefalogramas
- Como escolher um aparelho de Eletroencefalograma para usarmos?
- Quantos tipos de exames posso realizar com o aparelho de EEG?
- O aparelho é de alto custo, posso alugar?
- Eu já possuo equipamento. Posso aproveitar na Telemedicina?
- Como está a Telemedicina em outros Países?
- Que áreas a Telemedicina atende?
- Vantagens do uso da Telemedicina em sua Clínica
- A Telemedicina Morsch possui todos os exames num único lugar!
O Laudo de Eletroencefalograma a distância vem substituir a medicina de qualidade que é algo muito caro, tanto para as clínicas quanto para a população em geral.
Para poder entregar ao paciente resultados precisos, como o laudo de eletroencefalograma, é preciso investir pesado em infraestrutura e fazer a compra de equipamentos, além da contratação de profissionais especializados.
A Telemedicina entra como um parceiro que disponibiliza uma plataforma em nuvem para receber os exames e liberar os laudos médicos interpretados por neurologistas habilitados.
Vamos abordar nesse artigo tudo o que se refere a exames de eletroencefalograma que podem ser feitos em qualquer lugar e com excelente qualidade.
O que é exatamente um Laudo de Eletroencefalograma á distância?
Com o surgimento da Telemedicina que acompanha os avanços tecnológicos da informática e internet, foi possível criar uma plataforma de Telemedicina em nuvem que recebe os exames de qualquer ponto remoto que tenha internet.
Os Especialistas logados de todas as especialidades acessam os arquivos desses exames enviados, interpretam e liberam o resultado na forma de laudos médicos em minutos.
O resultado do exame, uma espécie de descritivo da atividade elétrica cerebral, juntamente com a conclusão do exame é chamado de laudo médico. Por ser interpretado longe da clínica que realizou o exame, convencionou-se a se chamar a distância.
A maioria das pequenas cidades não tem Neurologistas, o laudo a distancia resolve!
O avanço tecnológico que proporcionou o desenvolvimento da Telemedicina veio para revolucionar a forma como alguns procedimentos, como eletroencefalograma, são feitos nas clínicas e afeta diretamente a entrega de laudos médicos.
O grande problema de se deslocar para cidades maiores, ou até mesmo agendar uma vez por semana ou por no serviço de saúde para que a população tenha acesso ao neurologista fica inviável imaginar que em um dia de visita ele consiga realizar os exames de eletroencefalograma e fazer uma interpretação adequada.
O desenvolvimento de um software em nuvem permitiu que o cliente após realizar o exame no seu paciente, envie o arquivo gerado no seu computador para esse sistema e em 30 minutos o Neurologista logado em qualquer lugar do mundo vai poder interpretar e disponibilizar o resultado, ou seja, o laudo final do exame com sua conclusão na área de trabalho do cliente.
É possível baixar o laudo de eletroencefalograma no seu computador, imprimir, enviar por e-mail para o médico do paciente e até anexar no prontuário eletrônico do paciente.
Isso faz com que todo o desenvolvimento conquistado pela informática junto com a internet, esteja ao alcance das mãos do público em geral.
Não temos funcionário qualificado para realizar os Eletroencefalogramas
Esse é o menor dos problemas. A empresa de Telemedicina contratada fornece suporte em tempo integral para instalação de equipamentos, treinamento constante dos funcionários que tem rotatividade nas clínicas.
Mundo afora esta tecnologia já está disponível, agilizando resultados complicados, como o laudo de eletroencefalograma, com custos bastante baixos, precisão, segurança e em qualquer lugar.
A Telemedicina é uma tecnologia capaz de agilizar laudos e salvar vidas, inclusive nos lugares mais distantes onde a presença de médicos especialistas não é possível.
Os exames podem ser feitos a distância, e até um laudo de eletroencefalograma pode ser feito de forma online em tempo real e com o apoio de médicos altamente capacitados que se encontram em centrais de atendimento, com liberação do resultado em minutos.
Como escolher um aparelho de Eletroencefalograma para usarmos?
O mercado Brasileiro disponibiliza várias marcas. Cada fabricante tem um diferencial sobre o outro, mas no geral todos atendem com qualidade e boa definição nos traçados.
Tem aparelhos para todos os bolsos, porém, sempre se certifique que a empresa tem registro do aparelho na ANVISA.
Minha recomendação é que na hora da compra, procure escolher um aparelho que também realize Polissonografia. Este exame está em franco crescimento no Brasil e no mundo e tem uma capacidade muito maior de investigação de doenças relacionadas a epilepsia e distúrbios do sono.
Quantos tipos de exames posso realizar com o aparelho de EEG?
Na rotina em qualquer clínica é possível realizar pelo menos 3 tipos de EEG:
- Eletroencefalograma Ocupacional para empresas de Medicina do trabalho
- Eletroencefalograma Clínico para investigação de epilepsia
- Eletroencefalograma com Mapeamento Cerebral para doenças complexas
Reforço que se você comprar o aparelho, além de ter acesso ao laudo de eletroencefalograma, adquirindo junto com o software para polissonografia, poderá realizar esse exame e também enviar para nossa central de laudos para ser laudado por um especialista.
O aparelho é de alto custo, posso alugar?
SIM. A forma de trabalho é no regime de comodato. Fazendo contrato com a empresa de Telemedicina, ainda pode receber os aparelhos para os exames mais específicos sem custo, pagando somente pelos exames que são realizados. É cobrado uma mensalidade e recebe 30 laudos mensais do exame contratado de cortesia.
Para os casos mais difíceis, é possível se fazer conferências ao vivo entre o médico que pediu o exame e o especialista da empresa de Telemedicina. Serão discutindo soluções e analisando no menor tempo possível qual é a melhor conduta para aquele paciente que apresenta determinada doença. É a tecnologia a serviço da vida.
Eu já possuo equipamento. Posso aproveitar na Telemedicina?
A plataforma de Telemedicina aceita envio de exames de qualquer aparelho. Caso o cliente possua um aparelho analógico que imprime o traçado em papel, não tem problema, basta fotografar ou escanear e anexar normalmente no sistema para receber o laudo em minutos.
Como está a Telemedicina em outros Países?
Nos Estados Unidos, a Telemedicina já é uma realidade desde a década de 70 e nos dias de hoje está muito avançada. Foi tão bem aceita que conquistou inclusive a confiança de pacientes com todos os tipos de doenças.
No hospital de Ryder Trauma Center, em Miami, por exemplo, o médico responsável pelo programa de Telemedicina, um robô que tem o apelido de Chico, ajuda na resolução de problemas ocasionados por traumas, já que os pacientes são muitos enquanto os médicos são poucos.
Chico, o robô que circula pelos corredores do hospital, tem programas desenvolvidos por programadores brasileiros que auxiliam no diagnóstico. Ele interage com os médicos através de um especialista a distância que, observando as imagens, passa as instruções e pareceres para a equipe local.
O uso do Chico no hospital diminuiu em 50% as fatalidades, comprovando de uma vez por todas que a tecnologia pode ser utilizada para que vidas sejam poupadas.
Que áreas a Telemedicina atende?
Por meio do uso da Telemedicina em hospitais, clínicas e consultórios, a barreira geográfica e dos custos é derrubada, e os computadores podem ser utilizados como aliados à saúde da população em todas as áreas.
Alguns exemplos, lembrando que praticamente todas as especialidades estão envolvidas nesse formato de prestação de serviços:
- Teleconferência,
- Teledermatologia,
- Teleradiologia,
- Telepatologia
- Telepsiquiatria
- Teletraumatologia
- Teleneurologia
- Telessaúde
Imagine não depender do médico presente no local que faz o exame para receber o resultado do exame na forma de laudo médico?
O mais importante, o exame é enviado para a plataforma de Telemedicina e o Especialista interpreta e libera o laudo médico em 30 minutos!
Isso sem falar de outros tipos de exames que podem ser realizados a distância, com toda a segurança possível para o paciente, melhorando assim de forma significativa o atendimento a quem precisa de tratamentos e cuidados médicos.
Vantagens do uso da Telemedicina em sua Clínica
A clínica que contrata este tipo de serviço de Telemedicina só tem vantagens:
- Pode aumentar seu número de atendimentos,
- Pode oferecer novas especialidades
- Pode aliviar o serviço do médico local e reduzir custos
- A Medicina Ocupacional pode usar o aparelho nas empresas e liberar o laudo em minutos
A Telemedicina Morsch possui todos os exames num único lugar!
Isso mesmo, não há necessidade de contratar uma empresa para Eletroencefalograma, outra para Eletrocardiograma, Radiologia, etc… Aproveite e centralize tudo num único lugar que tem tecnologia de ponta para entregar os laudos médicos em minutos.
Gostou do artigo? Não esqueça de compartilhar nas redes e assinar nosso blog!
Dr José Aldair Morsch – Especialista em Telemedicina