Tempo de leitura: 5 minutos
- A crise econômica explica porque a clínica está falindo
- Os 3 principais motivos onde mostram que a clínica está falindo ou muito perto de falir
- Mas como oferecer serviços de qualidade sem os equipamentos?
- Quais as saídas para evitar a falência?
- Quais as vantagens da Telemedicina?
- Assinando o blog da Telemedicina Morsch e recebendo dicas
Você fez o tema de casa e analisou a contabilidade? Será que sua Clínica está falindo e você nem imagina?
Será que ainda há tempo de consertá-la?
A crise econômica afeta fortemente todo o país e não dá indícios de que terminará tão cedo. Precisamos usar de todos os recursos para reduzir custos sem prejudicar a qualidade.
A crise econômica explica porque a clínica está falindo
Quase todos os setores da economia estão sentindo as dificuldades de manter as contas em dia em períodos de baixas procuras e pouco retorno. Na saúde, infelizmente este cenário não é diferente.
O desemprego, os baixos salários da população em geral e a alta da inflação dos preços vêm afastando os beneficiários.
Isso sem falar da falta de qualidade encontrada em muitos planos de saúde disponibilizados no Brasil, que abrem e passam a funcionar sem muita fiscalização.
Por esta razão, muitas clínicas médicas passam por momentos de dificuldades financeiras e algumas até podem chegar à falência, caso não tomem atitudes de forma rápida.
Os 3 principais motivos onde mostram que a clínica está falindo ou muito perto de falir
* Falta de experiência administrativa dos gestores;
A falta de experiência financeira e administrativa dos gestores pode ser resolvida com um bom planejamento e muita pesquisa na área.
Às vezes os primeiros meses de abertura da clínica já são suficientes para que esta experiência seja adquirida.
Em outros casos é possível contratar uma consultoria especializada ou um profissional responsável pela administração da clínica.
* Decisões precipitadas;
As decisões precipitadas às vezes se dão com a escolha das especialidades que serão atendidas, na escolha do local, do nome e também na compra de equipamentos e na contratação de profissionais em excesso.
E isso nos leva ao terceiro e mais importante motivo pelo qual a clínica pode estar falindo. O alto custo em contrapartida dos baixos lucros.
* Altos custos de manutenção x baixos lucros.
Um dos erros mais recorrentes de novas clínicas é a compra de equipamentos para exames com alto custo, dificultando fortemente o retorno sobre o investimento e uma saúde financeira.
Ainda pior é não saber onde mandar os equipamentos para manutenção, calibração, troca de peças. Normalmente enviam para a fábrica que funciona igual a uma concessionária de carro, ou seja, só usamos durante a garantia.

O cliente deve aproveitar as parcerias com a Telemedicina e solicitar os contatos dos parceiros que fazem a manutenção por um valor muito inferior ao cobrado pelas fábricas.
Para alguns equipamentos, como o espirômetro, a telemedicina Morsch disponibiliza de calibrador e não cobra esse serviço dos seus clientes. Já é uma grande economia que pode ser investida em outras necessidades.
Mas como oferecer serviços de qualidade sem os equipamentos?
A Telemedicina Morsch oferece os equipamentos médicos na forma de aluguel em comodato.
O cliente paga uma mensalidade e recebe mensalmente 30 laudos gratuitos.
Quais as saídas para evitar a falência?
A salvação pode estar no uso da Telemedicina, uma excelente forma de oferecer todos os exames necessários na clínica de forma muito mais econômica, diminuindo de forma drástica o investimento que deve ser feito na contratação de especialistas para interpretar os exames, trazendo o retorno muito mais rápido e assegurando o lucro da clínica.
Quais as vantagens da Telemedicina?
A Telemedicina veio para ficar e atualmente possibilita que se executem os exames de alto nível, como eletroencefalograma, com agilidade e precisão.
Isso porque é possível o envio dos exames para uma plataforma em nuvem que tem os especialistas logados em tempo real para fazer a interpretação e entregar os laudos médicos em minutos, sem perda de tempo.
Além disso, a Telemedicina ainda proporciona o serviço de interpretação de exames médicos como os de eletrocardiograma, espirometria e radiologia. Tudo com laudos rápidos e feitos por especialistas, com a opção de ter o equipamento em comodato ou não.
Desta forma, sua clínica continua possuindo o diferencial de oferecer exames médicos de alto nível e com qualidade.
Você ainda consegue manter os preços competitivos para atrair cada vez mais pacientes. A Telemedicina é também uma excelente aliada para clínicas que não possuem especialistas em todas as áreas, diminuindo ainda mais os custos e otimizando os lucros.
Assinando o blog da Telemedicina Morsch e recebendo dicas
Seja esperto e procure assinar blogs de empresas que compartilham muito conteúdo relevante para seu negócio.
Nós da Telemedicina Morsch disponibilizamos milhares de páginas de conteúdos inéditos, totalmente voltados para a educação em saúde, cursos, dicas específicas para cada especialidade.
Um exemplo de dica bacana é o cuidado com o cabo do eletrocardiograma que é a peça que mais estraga, também falamos sobre os cuidados com o aparelho de eletrocardiograma, entre outras.
Se você gostou desse conteúdo, por favor compartilhe com seus amigos, leve informação de qualidade para tantos que necessitam.
Se tiver perguntas, maravilha, poderão inclusive serem usadas para nosso próximo artigo!
Compartilhe nas redes! Assine nosso blog!
Dr. José Aldair Morsch – Cardiologista – Especialista em Telemedicina
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.