O que são exames de imagem? Para quê servem?

23 de janeiro de 2017 by in category Sem categoria tagged as with 0 and 0

Exames como Raio X, tomografia, ultrassonografia e ressonância magnética estão entre os principais representantes de exames de imagem – e também entre os mais comumente laudados por empresas de Telemedicina.

A seguir, entenda seus conceitos e indicações:

 

Exame de raio X, qual sua utilidade atual?

Tem como principal objetivo analisar fraturas e infecções dos ossos, tórax e pulmões. É indicado para indivíduos de qualquer idade que tenham sintomas que possam sugerir uma doença ou mesmo para rotina de exames em medicina ocupacional, como admissionais e demissionais.

 

Como é realizado um Raio X convencional?

O exame emite elétrons de uma fonte de radiação controlada na parte superior do aparelho, que ao colidirem com átomos, formam diferentes imagens, tanto analógicas em aparelhos antigos, como digitais nos mais modernos, posteriormente essas imagens são enviadas para um serviço de telemedicina através de uma plataforma na web em nuvem e analisadas por médicos especializados, fornecendo o resultado através de laudos médicos em poucos minutos.

 

Tomografia, conceito e indicações

A tomografia é uma espécie de raio X, porém, mais ampla e detalhada, trazendo maior resolução de imagens. A tomografia reconstrói o corpo tridimensionalmente e é indicada principalmente para análise de estruturas que não aparecem no Rx convencional, seja na forma analógica ou digital.

Aqui, os feixes de elétrons são emitidos de modo circular, motivo pelo qual o indivíduo deve entrar em um túnel capaz de captar as imagens em todas as direções e neste mesmo formato, o computador é configurado para gerar os arquivos no modo DICOM para serem enviados para a plataforma de telemedicina web onde os radiologistas interpretarão e fornecerão o laudo em poucos minutos.

 

Ultrassonografia

A ultrassonografia é utilizada para análises do tipo abdominais, musculares ou vasculares. Ela é capaz de identificar problemas de tireoide, pedras nos rins e até mesmo doenças mais sérias, como tumores. O exame é realizado sem radiação, por meio de um equipamento que ecoa as ondas sonoras do organismo.

 

Ressonância magnética, conceito e indicações

A ressonância magnética analisa ossos, coração, pulmões, tórax e vasos sanguíneos em detalhes para possibilitar melhor precisão.

 

Como é realizada uma ressonância magnética?

Por meio de uma espécie de ‘imã gigante’. O campo magnético alinha todas as moléculas de hidrogênio e H2O para o mesmo lado corporal. A máquina, por sua vez, registra a imagem do que ocorre no organismo e também gera um arquivo capaz de ser analisado á distância por empresas de telemedicina.

 

Percebeu que todos esses exames de imagem já podem ser realizados por empresas de telemedicina?

Pois é. A possibilidade garante resultados ainda mais precisos após a realização dos exames, uma vez que na Telesaúde é possível disponibilizar uma equipe infinita de radiologistas para cada área do corpo, tornando o resultado ainda mais exato. Para ser liberado como laudo fornecido à distância por meio da telemedicina que é a ferramenta da Telesaúde, é preciso que a clínica em questão seja regulamentada.

Logo após a realização do exame de imagem, seus arquivos serão analisados na plataforma web e disponibilizados em tempo real para o médico que pediu o exame.

É desta forma que o paciente fica sabendo com precisão e rapidez qual é o próximo procedimento a ser tomado: se ele está liberado, se alguma condição foi diagnosticada, se é preciso medicação, retornar para uma nova consulta e assim por diante.

 

De modo geral, devemos destacar que os exames de imagem, quando realizados por clínicas de telemedicina, tornam a análise dos resultados muito mais rápida pelos médicos. Assim, o paciente tem um diagnóstico precoce e pode iniciar o tratamento (caso seja preciso) o quanto antes, evitando futuras complicações.

Sendo assim, mais uma vez, os recursos tecnológicos da telemedicina se tornam grandes aliados da medicina atual.

Ajude a divulgar essas novidades, compartilhe com seus amigos!

 

Deixe um comentário:

Heap | Mobile and Web Analytics